Instituição

  • História
  • Missão, Visão e Valores
  • Organograma
  • Orgãos Sociais
  • Documentos Institucionais

Criado em 1995 o Centro Social e Paroquial da Campeã cresceu e hoje é um dos maiores empregadores da região e no âmbito da ação social.

Registado no livro das Fundações de Solidariedade Social e com estatutos aprovados desde o nascimento acabou por ficar no gabinete até 1998, ano em que tem início a actividade de Apoio Domiciliário.

Ao Apoio Domiciliário seguiu-se o Apoio Domiciliário Integrado em colaboração com o Centro de Saúde nº 1. O número de utentes apoiados não parou de aumentar, chegando em 2011 ao nº máximo de 75 utentes (60 de Apoio Domiciliário e 15 de Apoio Domiciliário integrado).

Mesmo com as duas valências em pleno funcionamento havia outras necessidades, levando à construção do actual edifício que alberga a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas com 39 vagas (39 utentes), o Apoio Domiciliário com 62 vagas (57 utentes) o Centro de Dia com 20 vagas (10 utentes) e a Creche com 31 vagas (11utentes). São servidas ainda por intermédio do Centro Social 65 refeições diárias de cantina social. O referido edifício, construído ao abrigo programa PARES II, ficaria concluído em Dezembro de 2012.

Para a edificação do que é hoje o Centro Social muito contribuíram as populações locais e os seus emigrantes, bem como as autarquias locais.

 

Além dos acordos de cooperação com o Estado Português firmados por intermédio do Centro Distrital de Segurança Social o Centro contra ainda com diversos protocolos dos quais se destacam os seguintes:

1. UTAD

2. IEFP

3. Cáritas Nacional

4. Cáritas Diocesana

5. Ordem dos Psicólogos

VISÃO

Pretendemos ocupar uma posição cimeira na prestação de serviços à Infância, à Terceira Idade e à Comunidade em Geral, que se traduza na plena satisfação das suas necessidades, ambicionando estar sempre à frente das expectativas dos utentes e das suas famílias.

 

MISSÃO

Somos uma IPSS dedicada a apoiar a Infância e a Terceira Idade, embora com nuances que se estendem a toda a comunidade. À população idosa mais incapacitada e isolada garantimos o seu bem-estar, a sua qualidade de vida, a sua segurança. Às crianças satisfazemos as suas necessidades básicas, afectivas, cognitivas e psicomotoras, e estimulamos o seu desenvolvimento integral, colaborando com as famílias na sua saúde e educação.

 

VALORES

É promovido e desenvolvido o respeito pela pessoa humana, de acordo com a Doutrina Social da Igreja da Igreja Católica, tendo em conta a natureza unitária da pessoa humana e o respeito pela sua dignidade.

Os nossos Valores são os princípios condutores da nossa Instituição, os quais estão presentes em todas as actividades:

Respeito
Dignidade
Afectividade
Solidariedade
Dedicação
Responsabilidade

Direção:

 

Presidente – Padre Manuel Queirós da Costa

Vice-presidente – João Manuel Dias da Silva

Primeiro Secretário – Adérito Fernando Martins Ferreira

Segundo Secretário – Manuel Amândio Mouriz Coutinho

Tesoureiro – José Noribal Alves Brás

 

Conselho fiscal:

 

Presidente – Noribal do Anjos Teixeira Alves

Vogal – Adérito Barreiro Clemente

Vogal – António Emídio Paradela Martins

 

Liga de Amigos:

 

Presidente – Susana Pureza Lopes Dinis

Secretário – Marília Olhero Rebelo

Vogal – Manuela de Fátima Teixeira de Sousa Coutinho

Diretor Executivo – Jorge Alexandre da Costa Rodrigues

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais